NOSSOS PROJETOS

Oscip

1º Projeto - Formação em eletricidade predial (2005 - …)

Em 2005, a Jovem Sertão iniciou o seu primeiro projeto: a formação de mulheres eletricistas. Dando uma profissão, muitas saíram do sol forte nos parreirais e ganharam um novo ofício. Foram mais de 400 mulheres formadas e cerca de 280 atuam na profissão. Algumas delas, inclusive, exerceram o ofício trabalhando no programa habitacional do Governo Federal “Minha Casa Minha Vida”.

2º projeto - Um computador para cada professor (2007-2017)

Ativo por 10 anos (2007-2017), o projeto “Um computador para cada professor” tinha como objetivo levar a inclusão digital e a oportunização de maior acesso ao conhecimento através da figura do mestre. Como na maioria dessas localidades, o computador doado ao professor era o único do vilarejo, o projeto mudou o foco para que pudesse dar mais acesso a todos. De “Um computador para cada professor” passou a ser “Um computador para cada comunidade”, no qual, o aparelho era doado às associações que ficavam responsáveis por esse gerenciamento. As cidades que foram beneficiadas nesse período, com cerca de 40 computadores, foram Dormentes e Santa Cruz da Venerada, ambas no Sertão pernambucano.

Oscip
Oscip

3º Oscip Rural (2007)

A Jovem Sertão sempre teve um grande desejo de atuar na área ambiental. O primeiro projeto executado pela Oscip foi a Barragem do Bonuzaro, na divisa entre Santa Cruz / Dormentes. No início, foi identificada a necessidade da comunidade, após a descoberta que a precisão era do bem mais precioso, a água, a família de um dos fundadores doou a propriedade para a construção da barragem. O barreiro chegou a fornecer + de 100 mil pipas por dia (verificar em áudio), 7 mil litros

4º Chapéu de Palha Mulher (2010 - 2015)

A Jovem Sertão sempre perseverou nos mais diversos desafios para fazer da região um lugar melhor. Entre os parceiros que tiveram grande colaboração, Maria Elena Alencar foi essencial para transformar a vida de diversas mães de família para sustentar o lar. Com a sensibilidade e a interseção da então vereadora, a Oscip pode trazer o “Chapéu de Palha Mulher”, programa do Governo do Estado de Pernambuco.

O programa capacitava e instruía mulheres, de Petrolina à Belém do São Francisco, sobre direitos, leis, além de ensinar um ganha-pão para o período entressafra. O “Chapéu de Palha Mulher” contou com cerca de 80 professoras capacitadoras que puderam passar conhecimentos sobre os variados ofícios como artesanato, desenho, costura, entre outros.

Oscip
Oscip

5º projeto Produção de Instrumentos de Percussão (2012 - 2013)

Com apoio da Fundarpe, a Jovem Sertão promoveu um curso de capacitação para jovens petrolinenses para a produção de alfaia, instrumento muito utilizado no Maracatu Rural, manifestação da tradição e cultura pernambucana. O curso foi dividido em três pólos: dois na área urbana, nos bairros periféricos Fernando Idalino e São Gonçalo e na comunidade rural Assentamento Mansueto de Lavor. Ao todo, 45 jovens aprenderam mais sobre a própria cultura, ao mesmo tempo que levaram esse conhecimento como meio de trabalho.

6º Revitalização da mata ciliar do Velho Chico (2019 - ....) Agrovale

O Rio São Francisco é a maior fonte de vida da nossa região. Entretanto, a mata ciliar que o mantém saudável, já foi 98% arrancada na nossa região. Em 2019, além dos projetos na área de sequeiro, a Jovem Sertão iniciou um trabalho em parceria com a Agrovale para o reflorestamento da margem do lado baiano.

O projeto, que está em andamento, conta com uma equipe multidisciplinar com biólogo, engenheiros agrônomo, agrícola e ambiental, além de estudantes de agropecuária. O replantio é feito após avaliação e de acordo com as árvores nativas da caatinga que são adequadas para a área ribeirinha.

Oscip
Oscip

7º Requalificação do solo (2019 …)

Seguindo linha de estudo semelhante ao desenvolvido em Juazeiro (BA), também em 2019, a Oscip firmou parceria com a Mineração Caraíba, pertencente a um grupo canadense. A finalidade é requalificar o solo e rejeitos da mina de exploração de cobre, para que o impacto ambiental da atividade econômica de Pilar, comunidade da cidade de Jaguarari (BA), seja o menor possível.

Na região, foram realizados estudos com uma equipe técnica, estudiosos ambientais, formada por engenheiros ambiental, agrônomo, biólogo e estagiários de áreas afins. A obra de recuperação já na fase de execução e segue sendo direcionada pela Jovem Sertão.

8º A Cidade e o Assentamento Humano (2021)

Petrolina é formada por pessoas de diversas cidades do país e do mundo que vieram até o município em busca de oportunidades de vida. Algumas delas, em extrema pobreza, se submeteram a morar em locais irregulares em situação insalubre. Entre esses terrenos ocupados, há a comunidade intitulada de “Luiz Inácio”.

Neste local, 76 famílias residem em terras pertencentes a um espólio gerenciado pela JLK. A Oscip Jovem Sertão, inicia uma nova página em linhas de projetos, desta vez, em área urbana e focada no indivíduo. A questão habitacional, que poderia ser encerrada com o despejo de aproximadamente 300 pessoas, está tendo um novo final.

A Jovem Sertão fez um levantamento socioeconômico das famílias existentes no local e, em diálogo com a gerenciadora, foi chegado ao acordo de doação de 76 lotes, lado a lado, com ruas cascalhadas e toda estrutura de saneamento e energia elétrica regularizada. Um final feliz para todos os envolvidos, já que o processo de herança poderá correr normalmente após a legalização da comunidade “Luiz Inácio”.

Oscip